Dirigir um táxi não é uma tarefa simples. Estar no trânsito da maior cidade do Brasil também não é. Então imagine como é a vida dos taxistas de São Paulo? Certamente não é nada fácil.
Ainda assim, é possível encontrar profissionais de muita qualidade. Mesmo com toda adversidade, fazem o melhor para agradar ao cliente. Quer saber por que os taxistas de São Paulo sofrem tanto e como encontrar um bom profissional? Leia!
Por que ser taxista de São Paulo é tão complicado?
Os taxistas de São Paulo sofrem com o trânsito mais difícil do país. É um dos mais lentos, com mais acidentes e com uma série de outras dificuldades. Portanto, não é fácil.
Dessa forma, para prestar um bom serviço à população, os motoristas têm de ser qualificados. Somente dessa forma podem garantir à população que estão preparados para o desafio que é estar neste trânsito.
Quem deseja ser taxista, precisa de um documento chamado Condutax. É a prefeitura quem o faz. Hoje em dia, são mais de 60 mil cadastrados. Além disso, existem outras burocracias, como da licença especial.
Seguir toda a burocracia é importante por um motivo. Dessa forma, os taxistas de São Paulo ficam mais preparados. Além disso, podem optar por modalidades de táxi, como a do táxi corporativo ou do táxi acessível.
Por isso, antes de se tornar taxista de São Paulo, o profissional deve buscar seguir tudo isso. As principais empresas de táxi contratam apenas profissionais qualificados e que tenham passado por tudo isso. Assim, garantem maior qualidade no serviço.
As multas indevidas para táxis em SP
Para aliviar o grande fluxo de veículos, algumas medidas foram criadas. Dessa forma, um dos objetivos seria justamente tornar mais fácil o trabalho dos taxistas de São Paulo. Afinal, prestam um serviço à população.
No entanto, a realidade é distinta. De acordo com a Companhia de Energia e Tráfego, em matéria da Folha, mais de 1800 multas indevidas foram dadas a estes profissionais.
Ainda que estivessem amparados pela legislação, isso aconteceu. Em SP, desde 2021, os táxis podem transitar em vias de transporte coletivo. Porém, ao fazerem isso, muitos taxistas de São Paulo foram autuados.
Por certo, existem regras a serem seguidas. Das 6h às 20h, os táxis só podem transitar nestes corredores quando tiverem passageiro. Fora desse horário, podem fazê-lo mesmo se estiverem com o carro vazio.
No caso das multas, elas teriam ocorrido em ambos os períodos. Ou seja, quando estavam com passageiros entre as 6h e as 20h e quando dirigiam após às 20h.
Essa é mais uma dificuldade que os profissionais enfrentam. Embora a lei tenha sido criada, os profissionais ainda correm risco até de perder a habilitação, de tantas infrações irregulares.
Como encontrar um bom taxista em SP?
Para encontrar taxistas em São Paulo de confiança, você pode seguir algumas dicas. Dessa maneira, vai ter mais confiança de estar com o serviço ideal.
Em primeiro lugar, procure indicações de conhecidos ou na internet. É muito fácil encontrar relatos de taxistas ou, mais comumente, de empresas de táxi.
Outra dica é agendar o táxi para a hora que você precisa. De forma geral, as empresas possibilitam isso. Assim, você garante que terá o motorista à sua porta exatamente quando precisar.
Por fim, observe sempre a sua necessidade. Existem pessoas que precisam apenas de um táxi comum. Neste caso, pode pedir qualquer um, sem qualquer orientação especial.
Porém, não é sempre assim. Há também quem precise de serviços específicos, como a dos táxis acessíveis e dos táxis para cadeirante. Eles são ideais para quem é idoso ou possui alguma deficiência física.
Para garantir um serviço de táxi de qualidade em São Paulo, clique aqui e conheça a Rádio-táxi Vermelho e Branco!