Rádio Táxi Vermelho e Branco

táxi para cadeirante

Táxi para cadeirante: saiba onde encontrar opções de acessibilidade

Ao solicitar um táxi para cadeirante você espera um motorista que esteja preparado para auxiliá-lo, não é verdade? Além disso, certamente deseja um veículo com acessibilidade, preparado adequadamente para isto.

Mas, então, como garantir isso? Ademais, quais são os seus direitos e como escolher o melhor serviço de táxi para cadeirante? Para saber mais, venha ler esta publicação!

Como funciona o táxi para cadeirante

táxi para cadeirante

De forma geral, quem é cadeirante tem uma dificuldade a mais na questão da mobilidade. Por isso, a modalidade de táxi para cadeirante existe, com veículos que são devidamente adaptados para o transporte destes passageiros.

Desta forma, portanto, em primeiro lugar o taxista é quem deve estar preparado. Para isso, existem treinamentos específicos e, acima de tudo, saber agir com respeito às necessidades do passageiro é imprescindível para o taxista.

Em segundo lugar, então, é necessário que o carro também tenha algumas adaptações específicas. Assim, se o táxi for mal cuidado ou não estiver bem preparado, pode não ser o ideal para o cadeirante.

Pense, por exemplo, que o táxi para cadeirante precisa ter locais em que ele possa se segurar. Ademais, é melhor que o seu veículo não seja muito baixo nem muito alto, algo que dificultaria a entrada dos deficientes ou idosos.

Além disso, outro ponto importante é ter rampas para facilitar a entrada do passageiro. Então, de forma complementar, uma orientação ao motorista é de deixar o veículo somente para auxiliar o passageiro na entrada e na saída.

Por isso, caso você esteja procurando chamar um táxi e seja cadeirante, verifique se ele possui estas facilidades para facilitar a mobilidade. Assim, ter um taxista ou uma central de confiança acaba sendo bastante importante.

Isto porque, como já mencionei nesta outra publicação que você pode acessar clicando aqui, um táxi acessível também deve estar preparado para idosos. No entanto, para isso as orientações não são muito diferentes destas de um táxi para cadeirante.

Dessa forma, estar agindo de acordo com a legislação (como o Estatuto do Idoso), manter seu veículo adaptado e ter um bom tratamento com o passageiro é essencial. Inclusive, isto vale em todos os casos, seja de idoso ou de deficiente.

As vagas para deficientes

Como se sabe bem, por conta da legislação vigente no nosso país, existem vagas específicas destinadas a deficientes e a idosos, por exemplo. Isto porque entende-se que podem possuir uma mobilidade prejudicada com relação a outras parcelas da população.

Então, será que um táxi para deficiente pode estacionar nestas vagas? Ou elas são destinadas somente às famílias e a pessoas físicas?

De fato, o taxista pode estacionar nestas vagas, mas somente em situações determinadas. Isto é, não pode parar ou estacionar lá simplesmente porque quer. Ele só pode fazer isto se estiver com um passageiro idoso ou deficiente.

Ou seja, a vaga é do passageiro, não do táxi. Via de regra, estas vagas representam cerca de 5% dos estacionamentos em geral, embora possa haver alguma variação dependendo de cada local.

Como escolher táxi para passageiros com mobilidade limitada

táxi para cadeirante

Por fim, é muito importante saber como escolher seu táxi para cadeirante. Neste sentido, também existem algumas orientações importantes, às quais você pode seguir. Veja:

  • Procure indicações de outras pessoas deficientes, idosas ou com mobilidade limitada
  • Verifique se o táxi possui facilidades para o cadeirante (rampa, lugares para se segurar, etc)
  • Ateste-se de que o taxista é respeitoso, auxilia e trata bem o passageiro
  • De preferência, tenha uma central de táxi conhecida, à qual você saiba que pode confiar
  • Procure agendar com antecedência o serviço que você sabe que não vai deixá-lo na mão

Em resumo, seguindo estes passos, você vai conseguir conhecer taxistas e empresas de táxi de confiança. Como resultado, vai ficar mais fácil saber em quem pode ou não confiar.

Para isso, venha conhecer a Rádio Táxi Vermelho e Branco! Aqui, você pode reservar seu táxi gratuitamente. Clique aqui e entre em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by