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O Que é Preciso Para ser Taxista SP?

Ser taxista em SP significa passar diariamente por desafios com relação ao trânsito. Além disso, é uma profissão que lida diariamente com a vida de outras pessoas. No caso, os passageiros que passam pelo táxi.

Para atuar como taxista na cidade, é necessário cumprir alguns requisitos. Estes requisitos, por sua vez, dizem respeito a processos burocráticos para licenciar o condutor. Para saber em detalhes, siga lendo!

Como ser taxista?

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Algumas pessoas gostam de dirigir e querem fazer dessa atividade uma profissão. Outras, encontram no trabalho de taxista uma oportunidade para ter um trabalho com uma remuneração digna para se sustentar.

De todas as formas, ser taxista em SP ou em qualquer outro local exige alguns requisitos básicos. Em qualquer lugar que for, será necessário ter alguns documentos que permitam que o motorista atue de forma totalmente legalizada.

Pense que esse é um serviço importante, e você estará lidando com vidas dentro do veículo. Portanto, é necessário ter tudo em dia, seja com o carro ou com quem está dirigindo. 

Nesse sentido, há uma série de licenças emitidas pelas prefeituras. É somente após conseguir todas elas que o motorista poderá atuar como um taxista credenciado. Isso é muito importante tanto para o condutor quanto para o passageiro.

Quais são os documentos exigidos para ser taxista em SP?

Para se tornar taxista em SP, existem alguns documentos em particular. Note que, como falamos acima, isso varia de acordo com as exigências de cada prefeitura. 

Em São Paulo, um dos documentos mais importantes e mais famosos é o chamado Condutax. Para obtê-lo, é necessário ter uma inscrição no Cadastro Municipal de Condutores de Táxi de São Paulo.

Hoje em dia, são cerca de 60 mil condutores em São Paulo que estão devidamente cadastrados. Assim sendo, tendo o Condutax em mãos, eles já cumprem o primeiro passo para poderem ser taxistas de fato.

Só que aí vem o segundo passo. Para dirigir, é necessário ter um carro, não é verdade? Enquanto algumas pessoas têm recursos para comprar o seu próprio táxi, outras optam por trabalhar para outras pessoas.

De qualquer forma, o veículo precisa ter uma licença também. Da mesma forma que com o Condutax, essa licença é emitida pela prefeitura de São Paulo.

Como tirar o Condutax?

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Tirar o Condutax para ser motorista de táxi em São Paulo é relativamente simples. Basta saber qual é o passo a passo certo para não ter problemas.

Em primeiro lugar, você deve ir até o Departamento de Transportes Públicos (DTP) que é vinculado à Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT). Indo lá, você deve conseguir facilmente tirar o Condutax, basta levar alguns documentos.

Um desses documentos é o comprovante da realização em escola autorizada pelo Departamento de Transportes Públicos do Curso Especial de Treinamento e Orientação. Outros, são documentos básicos, como CNH, RG e CPF, comprovante de residência e certidão de distribuição e execução penal.

Vá preparado para pagar uma taxa que é de pouco mais de R$ 60,00 nos dias de hoje, podendo sempre, é claro, haver mudanças. Saiba, ainda, que a validade do Condutax é igual à da carteira de habilitação do condutor.

Em geral, o documento é emitido no mesmo dia em que você solicita. Após conseguir cumprir essa etapa, é necessário um alvará para operação de táxi na cidade. As opções são comprar um de alguém ou utilizar, em turno diferente, o mesmo que outra pessoa usa. Ademais, há os táxis de frota, que são aqueles em que os taxistas trabalham para empresas do setor.

Quais são as categorias de táxi?

Para finalizar, saiba que existem algumas categorias de taxista em SP. Dessa maneira, é possível se especializar em algumas delas. Cada uma delas têm suas próprias características, como a bandeira utilizada ou utensílios a mais no carro.

Os taxistas de São Paulo podem, por exemplo, atuar como táxi comum, táxi comum-rádio, táxi mirim, táxi lotação, táxi especial e moto táxi. Além disso, existe o táxi acessível, uma modalidade especial para quem tem dificuldades de locomoção, como deficientes físicos e idosos.

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