Rádio Táxi Vermelho e Branco

táxi e covid-19

Táxi e Covid-19: como se prevenir durante a pandemia

Em todo o Brasil, surgem iniciativas para que os táxis possam operar durante a pandemia de Covid-19 sem maiores riscos. Dessa forma, cuidando no assunto táxi e Covid-19, tanto o taxista quanto os passageiros podem se manter livres do contágio, ficando mais seguros.

Por isso, nesta publicação fizemos um compilado de algumas das melhores dicas para se cuidar. Portanto, se você é taxista ou passageiro, leia até o final e entenda como diminuir as chances de propagação do vírus durante sua viagem!

Mantenha a distância entre taxista e cliente

táxi e covid-19

Quando falamos em táxi e Covid-19, algumas regras de prevenção são exatamente as mesmas que para qualquer outro lugar. Neste caso, então, ela se refere à proximidade entre as pessoas.

Por isso, assim como em qualquer outro lugar, quanto maior a distância, menor a chance de um transmitir para o outro, mesmo que não saiba que está contaminado com o vírus. Dessa forma, a melhor alternativa é o passageiro se sentar no banco de trás, e não ao lado do motorista.

Além disso, diversas Secretarias de Saúde no Brasil têm recomendado aos taxistas que aceitem um máximo de três passageiros, limitando também o número de pessoas dentro do veículo. Com isso, evita aglomerações e aumenta a distância entre os passageiros.

De modo complementar, no caso de compras, o ideal é sempre deixá-las no porta-malas do veículo, diminuindo o volume dentro do táxi e ajudando a passagem do ar, sobre o qual iremos falar mais adiante.

Utilize equipamentos de higiene e prevenção contra a covid-19

Essa segunda dica sobre táxi e prevenção da Covid-19 você já deve estar cansado de saber, não é verdade? Ainda assim, sempre é bom ressaltar, em razão da importância que essas medidas têm ao lidar com a doença.

Por isso, saiba que os equipamentos de proteção individual, em especial a máscara, são fundamentais. Hoje em dia, se sabe que os equipamentos que mais protegem são as máscaras de tipo PFF2.

No entanto, mesmo as máscaras cirúrgicas e as de pano já conferem algum nível de proteção, e são fundamentais. E, vale ressaltar, isso é válido tanto para o condutor do veículo quanto para os passageiros.

Ou seja, é indispensável que todos mantenham a proteção, a fim de evitar contaminar uns aos outros. Até porque, num veículo assim, passam muitas pessoas durante o dia.

Além disso, vale ressaltar que nem tudo se resume ao uso de máscara. Outras medidas importantes estão relacionadas à higienização das mãos, em particular com o uso de álcool gel. Ademais, sempre é bom passar álcool e outros produtos no veículo para higienizá-lo, caso seja necessário.

Táxi e covid-19: deixe o ambiente arejado

táxi e covid-19

Por fim, claro, vale a pena ressaltar ainda que a Covid-19 tem sua maior transmissão exatamente pela via aérea. Portanto, é necessário cuidar com medidas de prevenção focadas nela, uma vez que é a principal forma de contágio.

E, neste caso, uma medida básica é uma das mais simples, e deve ser responsabilidade tanto do taxista quanto do passageiro. Assim, você está no táxi e garante a prevenção contra a Covid-19.

Me refiro, aqui, a deixar o táxi bem arejado e ventilado, para que o ar no interior do veículo seja renovado constantemente. Nesse caso, a melhor decisão a ser tomada é deixar a janela aberta, e quanto mais melhor.

Isto deve ser feito mesmo em dias chuvosos, ainda que com cuidado de abrir somente o necessário para ventilar. Cuide, somente, para não molhar a sua máscara, uma vez que isso diminui a eficácia da prevenção contra a transmissão do vírus.

Com essas dicas, tanto o passageiro quanto o taxista poderão se cuidar melhor na prevenção contra o vírus. Compartilhe com seus amigos para que também saibam se cuidar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by